quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Toledo

Fim de semana passada foi a vez de conhecer Toledo. Foi meu ultimo fim de semana livre em Espanha e não podia deixar passar em branco....
Rio Tejo, levando ares poluídos espanhóis para Portugal
Descrita por Cervantes como "a glória de Espanha", Toledo foi a capital espanhola até 1561, quando o Rei Filipe II se mudou com a corte para Madrid. É uma cidade conhecida por abrigar pacificamente e durante séculos as comunidades de 3 religioes: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Andando pela  cidade se vê claramente a influencia das 3 religiões na arquitectura.

Jardim Islâmico
Sinagoga Judaica
Catedral Primaz de Espanha
Um dos principais pontos da cidade é a sua catedral, que é enorme e tem 3 portas principais. Dizem que quem passa pela Puerta del Perdón tem todos os seus pecados perdoados. Eu bem que tentei passar por ela mas estava havendo um casamento e a igreja estava fechada...
Ah, e uma curiosidade, quem está sepultado na Catedral de Toledo??
O Dom Sancho II, rei de Portugal !!!! Aquele que VERDADEIRAMENTE mandou construir o pinhal de Leiria (não, não foi o Dom Dinis).

E em Toledo passa o nosso amado Rio Tejo, aqui chamado de Rio Tajo, que não está tão largo como em Lisboa mas já dá ares de sua graça circundando a cidade velha.

A coisa mais bonita que se viu em Toledo
Toledo tem um alcázar enoooorme que era o lugar que eu tinha mais vontade de conhecer. O problema é que dentro do alcázar está o Museu Militar, que é tão grande, tão chato que consumiu toda a minha energia antes de ver o que realmente importava. Ao fim de um tempo lá dentro eu já não aguentava mais ver armaduras, espadas e armas e só queria desesperadamente saír dali.
Como se pode calcular, minha decepção foi proporcional a minha expectativa...

A única parte do alcázar que nao era chata
Bem, outra coisa legal em Toledo é a casa-museo "El Greco". Eu, no alto da minha sabedoria e cultura não tinha a menor idéia de quem seria esse cara, mas como a visita era de graça (e de graça até injecção na testa), lá fui eu...
E a verdade é que adorei!! O "El Greco" foi um pintor que viveu ali muitos anos, era grego mas fez fama e pouco dinheiro em Itália e Espanha. Tem muitas pinturas dele nas igrejas e palácios espanhóis, sobretudo em Toledo e ver aquelas obras ali, cara a cara foi bem enriquecedor e emocionante.

Pátio da casa-museu "El Greco"

Bem, mas a melhor parte mesmo foi a comida. Comi um veado que foi uma coisa de louco...
Pega mal dizer que o que eu mais gostei em Toledo foi o viado ?

Palavra do Dia: viadagens

0 comentários:

Enviar um comentário