terça-feira, 21 de maio de 2013

O meu trabalho

Eu trabalho no  Parque Científico de Madrid, que fica em Três Cantos e está localizado no norte da cidade. O meu horário de trabalho é bem flexivel: tenho de trabalhar mais ou menos 8 horas por dia e posso escolher o meu horário. Ou seja, se eu entrar as 8 eu saio as 17, se eu entrar as 10 saio as 19, e por aí vai... Ah, e posso trabalhar em casa quando quero. A minha empresa é a Integromics (https://www.integromics.com/) e aqui se faz todo tipo de software para as Ciências da Vida.

Eu trabalho com Bioinformática, que como o próprio nome ja diz é a junçao da Biologia com a Informática. Bem, eu sou formada em Informática para a Saúde e no meu curso tive duas cadeiras de Bioinformática, onde conheci a área e decidi que era isso que eu queria fazer.



Muito simplificadamente, o meu trabalho é fazer programas de computador para analisar dados de Biologia e Genética.

Vou explicar melhor para você que é Biólogo:
É possível sequenciar todo o material genético que existe certo? Através de uma técnica chamada ChIP-seq obtemos dados de sequenciamento por Imunoprecipitaçao da Chromatina, ou seja, o material genético é fragmentado, sao adiconadas proteínas que ligam-se aos binding-sites, ocorre precipitaçao da chromatina e cada fragmento é sequenciado individualmente. Bom, é um pouco mais complexo que isso mas dá para ter uma idéia... O volume de dados é uma coisa gigantesca e sem computador nao dava para entender nada, né? Nós colocamos estes dados no computador e fazemos programas para mostrar e interpretar o significado biológico dos dados obtidos. A minha parte é localizar mutaçoes genéticas (SNPs e variantes estruturais).

Agora vou explicar para você que é Informático:
Estou programando em Python, uso o Eclipse como plataforma, uns SQLs pelo meio, umas bibliotecas de bioestatística e muito código open-source é reaproveitado. Usamos dados também de bancos de dados biológicos proprietários e livres como a Swiss-Prot, Gene-bank, etc. Usamos tambem um software estatístico chamado TIBCO Spotfire, que é tipo o SPSS mas muuuuuuuito melhor!! No início eu estava em Windows, mas para Python eu prefiro sempre Linux. O Windows é cheio de frescuras, temos que ter quase sempre o Visual Studio instalado, incompatibilidades, bla bla bla... No Linux o Python ja vem instalado e tudo é muito mais simples de fazer. Ah, a linha de comandos é minha melhor-amiga e agradeço a Deus por todas as diretas que fiz para estudar Sistemas Operativos...

Agora vou explicar para você que é Leigo e nao te interessa nada disso:
Eu passo o dia bebendo cafés.  Café do Brasil, da India, curto, longo, cheio, vazio, Rosabaya do Deserto, Café de Macumba, café quente, café frio, preto, branco, vermelho,marron ... De vez em quando vou buscar uns bolos na máquina para acompanhar e leio as notícias dos meus 3 países. Ah, e passamos boa parte do dia falando de futebol, do frio, de como eu falo tudo errado em espanhol, fazendo piadas e dando uma descontraída no escritório.

Esse é o rapaz que vem trazer o meu café todo os dias

Esqueci de falar que fui super bem recebida aqui na empresa. Eles ja receberam outras pessoas do INOV-Contacto antes e estao acostumados a lidar com esse tipo indivíduos doidos. Toda a gente foi super simpática e atenciosa por aqui desde o começo.

Viu como até valeu a pena ter passado uns anos dentro de uma faculdade?

Eu em 2008



Palavra do dia: Vadiagem